Silvia
duarte

Silvia Duarte é atriz, apresentadora e produtora cultural, graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e possui formação no Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA). Já realizou cursos de técnica vocal, expressão corporal, locução para publicidade e propaganda, vídeo e propaganda e contação de histórias

“Sempre estivemos ali: produzindo, atuando, tocando, cantando, iluminando, operando o som, mas também estava presente a insistência em nos invisibilizar. Daí é que vem a necessidade de fortalecer e dar a devida atenção e dignidade aos artistas e profissionais negros.”
 

Trajetória

Em sua trajetória, Silvia Duarte encenou, participou e produziu diversos espetáculos, shows musicais e produções televisivas.

1995 – inicia sua carreira nas oficinas de teatro do grupo Usina de Teatro do Ator – UTA.

1997 – entra na Escola de Teatro de PoA (TEPA), atuando no espetáculo de formação “A Guerra dos Ratos”. 

1999 – integra o elenco do espetáculo “O Inspetor Geral”, com direção de Zê Adão Barbosa e Jaqueline Pinzzon. 

2005 – é convidada a integrar do grupo de atores negros Caixa Preta, do diretor Jessé Oliveira, participando como atriz do espetáculo “Hamlet Sincrético”, premiado em São Paulo e no Uruguai. 

2009 – Integra o elenco da minissérie “A Família Brasil”, exibido pela RBS TV, e da novela “Parada 90”, exibida pela TV Ulbra. 

 

2010funda a empresa Silvia D’Arte Produções, com a qual produz, em parceria com o Caixa-Preta, “Mãe Coragem”.

2015 – produz os espetáculos “Emilio Santiago Para Sempre” (2015) e “As Vozes de Dandara” (2016), entre outros. 

2020 –  é uma das curadoras da primeira “Mostra de Artes Cênicas de Porto Alegre: CURA”, realizada online em dezembro de 2020, em decorrência da pandemia.

No teatro, atuou nos espetáculos: “Alta Fidelidade” (2003), com direção de Jaqueline Pinzzon, vencedor do III Palco Habitasul; “O Inspetor Geral” (2012), de Gógol, com direção de Zé Adão Barboza.